terça-feira, 29 de maio de 2012

O Pau-Brasil

O pau-brasil é uma das árvores nativas mais comentadas, por vários motivos: é a árvore da qual se originou o nome do nosso país, e tem um grande referencial em nossa história.

A mão-de-obra era indígena e, para executar esta exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, deram espelhos, apitos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos em troca de trabalho (corte do pau-brasil e carregamento até as caravelas).

Durante muito tempo, no período da colonização, foi o principal sustentáculo da economia do país, sendo exportada para a Europa para se extrair uma tinta vermelha usada para colorir roupas (na época era muito raro encontrar formas de se obterem roupas com cores diferentes), sendo naquela época uma grande obtenção de lucros. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.

A presença de pau-brasil na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI. Porém, com a chegada dos portugueses ao Brasil teve início a extração predatória do pau-brasil. Os portugueses extraíam a madeira para vender no mercado europeu.

Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta árvore.

By: Iasmin Cardoso e Juliana Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário